eco

Compromisso Sócio-Ambiental

Sempre procuramos ter um cuidado, não apenas com a natureza que nos cerca, mas sobretudo com as pessoas que vivem nesse meio ambiente. Estamos integrados à realidade à nossa volta procurando torná-la melhor, mais justa e mais saudável.

Isso se reflete em todas as ações que envolvem a Pousada, num processo contínuo, buscando melhorar sempre. Melhorar sempre, por exemplo, utilizando energias limpas como a solar, para aquecer as águas da pousada. Reciclando e tratando nosso lixo. Construindo com madeiras de reflorestamento ou re-utilizando madeiras de demolições.

É nosso princípio preservar recursos que são preciosos para que a Ilha do Mel continue a ser o que é, incluindo as águas, os ecossistemas, nossa fauna, flora e todos que moram na Ilha. Neste conjunto de naturezas está o encanto que nos cerca, daí o nosso compromisso em preservá-lo. Mais de 70% da área da Pousada Astral da Ilha é preservada, com mata nativa intocada!

Práticas de sustentabilidade:

 • Coleta seletiva de lixo, com resultado financeiro da venda para funcionários envolvidos.

 • Controle de troca de enxoval a cada 03 dias.

 • Utilização de produtos Biodegradáveis pela Cozinha e Lavanderia.

 • Captação de água da chuva para sanitários e torneiras externas. .

 • Reaproveitamento do óleo usado na pousada, que é transformado em sabão para uso interno no estabelecimento e pelos funcionários, que são treinados a fazer o mesmo com o óleo descartado em suas residências;

 • Divulgação e valorização da cultura local.

 • Sistema de aquecimento solar nas suítes.

 • Compostagem das podas e varrição do jardim.  

 • Uso de madeiras de reflorestamento e reciclagem.

 • Prioridade à contratação de mão de obra local.

 • Projeto Paisagístico e de Recomposição Ambiental.

 • Políticas de compra de produtos e serviços que colaborem com o meio ambiente e que ajudem a promover uma sociedade mais justa.

 • Informativo aos hóspedes e colaboradores de nossa missão e Política de Sustentabilidade.

 • Avaliação de satisfação do cliente (análise e resposta ao opinário).

 • Apoio e incentivo de aprendizagem de línguas estrangeiras para os colaboradores.